Dicas de etiqueta para casamentos

25 out

Olha que bacana essas dicas que encontrei no site casamentoclick


Regras de etiqueta para a noiva elegante
1- Entregue os convites de casamento em mãos, principalmente para os padrinhos. Para os convidados que moram longe, isso pode ser impossível. Neste caso, mandar pelo correio é aceitável, mas a noiva deve ligar antes para informar e dizer o quanto a presença deles será importante.
2- Relacione produtos de vários preços em sua lista de presentes, para não constranger aqueles convidados que andam apertado e preferem dar um presente mais em conta.
3- Não peça presente em dinheiro de forma explícita. Se o casal vai mudar de país, por exemplo, é aceitável sugerir esta ideia, mas apenas nos casos em que os convidados procuram os noivos para saber que presente podem dar.
4- Não atrase tanto na cerimônia de casamento (o máximo tolerável é trinta minutos), para não desrespeitar os convidados. E também não demora para chegar à festa de casamento, após a cerimônia.
5- Ao decidir o Buffet do casamento, opte por um menu eclético, que pelo menos tenta agradar a gregos e troianos. É bom sempre ter opções “básicas” para os convidados mais frescos e também para as crianças.
6- Receba os cumprimentos de todos os convidados na festa, agradeça a presença pessoalmente de cada um e dê atenção principalmente àqueles que vieram de longe para a festa de casamento.
7- Não exagere na bebida de maneira alguma! A noiva é a figura de maior destaque da festa de casamento e não pode correr o risco de dar vexame.
8- Envie cartões de agradecimento aos convidados assim que chegar da viagem de lua de mel.
9- Convide os pais e os padrinhos para um almoço ou jantar na nova casa dos noivos assim que voltar da lua de mel


Regras de etiqueta que o noivo deve saber
1- Para casamentos no civil, prefira usar um terno escuro: preto, chumbo ou grafite. Ternos claros ficam bem apenas se a cerimônia acontece de dia.
2- A cor branca é exclusividade da noiva. Por isso, não se recomenda que o terno do noivo seja branco, embora uma cor clara caia bem para casamentos no campo e que acontecem de dia.
3- O último botão do terno nunca deve ser abotoado.
4- O traje do noivo deve ser visto com no mínimo três meses de antecedência, seja ele alugado, comprado ou confeccionado. Pode ser que alguns ajustes precisem ser feitos e é bom ter um tempo de folga para imprevistos.
5- No dia da cerimônia, saia de casa com um paletó velho, e só coloque o paletó que usará na celebração depois que sair do carro. Assim não corre o risco de amassar a roupa.
7- No dia antes do casamento, verifique se todos os botões do paletó e da calça estão bem costurados e alinhados. O ideal é que um dos convidados (a mãe do noivo ou mesmo a assessora do evento) leve um kit de costura em caso de imprevisto.
8- Reserve um tempo do dia para fazer a barba. Faça-a com calma, sem pressa e com muito cuidado, para evitar aqueles cortinhos incômodos. Sobre quanto tempo de antecedência a barba deve ser feita, isso depende do tipo de pele do noivo. Alguns preferem fazer pouco antes da hora da cerimônia, para a pele ficar lisinha. Já outros preferem fazê-la com um intervalo de tempo maior, para evitar aspecto de ressecamento. O penteado do noivo também merece atenção: use um gel ou pomada para deixá-lo mais fixo.
9- O sapato do noivo deve ser novo em folha. Não só porque é um dia especial, mas também porque em alguns momentos da cerimônia religiosa os noivos deverão ficar ajoelhados, evidenciando a sola do sapato.


Regras de etiqueta para a cerimônia de casamento
1- Antes de mais nada, desligue o aparelho celular. Também não é educado colocar no módulo “vibra”, pois alguns aparelhos são barulhentos ao vibrar.
2- Chegue na hora certa. A maioria das cerimônias de casamento acaba atrasando um pouco, mas esteja lá na hora marcada e garanta um bom lugar, principalmente os convidados que são mais próximos dos noivos.
3- Você chegou à cerimônia de casamento com meia hora de antecedência e tem todos os bancos livres para escolher um bom lugar? Os melhores lugares são sempre das famílias dos noivos. A não ser que você seja muito próximo de todos, escolha um banco localizado mais ao meio. Ou respeite a indicação da cerimonialista, caso tenha uma.
4- Se por algum motivo voce chegou atrasado, nada de incomodar quem já está sentado nas primeiras filas só para ver a cerimônia de perto. Seja o mais discreto possível e contente-se com qualquer assento vago, mesmo não tendo uma boa visão do altar.
5- Se encontrar aquele amigo que não vê há anos, deixe para bater papo na hora da festa.
6- Siga as regras da cerimônia religiosa. Nos momentos em que o celebrante pedir para que os presentes fiquem de pé, levante-se. Não importa o quão cansada você está ou como seu pé está dolorido: não demonstre pouco caso para com os noivos!
7- A não ser que você tenha sido escalado pelos noivos, não fique tirando foto da cerimônia de casamento. O flash pode atrapalhar o celebrante.
8- Não fique do lado de fora da cerimônia religiosa: participe de tudo, mesmo que você siga uma religião diferente. Isso é uma forma de mostrar respeito aos noivos.
9- No fim da cerimônia religiosa, os noivos saem da Igreja e recebem os cumprimentos de alguns convidados. Se você não conseguir dar um abraço neles neste momento, não tem problema. Faça-o durante a festa e diga como foi bonita a cerimônia religiosa (assim os noivos saberão que você estava presente!).


Regras de etiqueta para a madrinha de casamento
1- Nunca se ofereça ou peça para ser a madrinha de casamento. E ao receber a notícia de que um casal de amigos vai se casar, não faça brincadeiras do tipo “Quero ser madrinha, hein?”. Nem sempre os noivos conseguem convidar para padrinhos de casamento todos os amigos mais próximos.
2- Se o seu par no altar não é seu marido ou namorado, entre em contato com ele algumas semanas antes da festa para falar sobre o presente de casamento: cada um dará um presente diferente ou vocês dividirão o valor?
3- Pode acontecer de os noivos convidarem uma amiga para ser a madrinha de casamento, mas preferirem não chamar o parceiro dela para ser o padrinho. Se você não se sentir confortável com isso, explique que se sente honrada com o convite e está muito agradecida, mas que prefere participar da cerimônia e da festa como convidada para não deixar seu companheiro sozinho. Mas numa boa: sem drama e sem dar a entender que seu companheiro deve ser chamado para ser padrinho também. Tenha compreensão que não é fácil conciliar todos os amigos e parentes nessa hora!
4- É difícil recusar um convite para madrinha de casamento. Mas pode ser feito de forma delicada desde que haja um motivo plausível. Se você sabe que aquela data será um período complicado no seu trabalho, por exemplo, e tem medo de se comprometer e não estar presente, explique isso para a noiva, e agradeça imensamente o convite e diga o quanto você se sente honrada. Só não diga que não pode gastar muito com o presente, ainda que esse seja o motivo real.
5- Durante a festa de casamento, as madrinhas e os padrinhos costumam ser muito requisitados para tirar fotos, dançar valsa, participar de homenagens… Não exagere na bebida alcoólica para não perder a linha na festa. Ser madrinha de casamento é uma posição de destaque!
6- Se a noiva solicitar uma cor específica ou algum modelo de vestido de madrinha (longo, longuete, curto…) respeite e de maneira alguma apareça no dia do casamento com uma escolha diferente. Caso a noiva não tenha dado nenhuma orientação, ligue para ela antes de decidir sobre seu vestido e informe pelo menos a cor que pretende usar no dia.
7- É óbvio, mas não custa repetir: o vestido da madrinha de casamento não pode ser branco (ou tons muito claros, como marfim, champagne…) e nem preto, a não ser que essa seja uma solicitação da noiva.
8- A noiva pode atrasar para a cerimônia do casamento, mas as madrinhas nunca! Pelo contrário, chegue ao local da cerimônia com antecedência, para participar da organização da entrada com a cerimonialista.


Regras de etiqueta para os convidados do casamento
1- Não leve o presente de casamento no dia da festa. Caso não dê para entregar na casa da noiva antes do casamento, entregue na casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento. Ou na casa dos noivos, depois que eles voltarem de lua de mel.
2- Não pule a cerimônia religiosa e chegue apenas para a festa, pois é deselegante. Ainda que sua religião seja diferente da dos noivos ou que você não tenha paciência para os rituais do casamento. Sua presença ali é uma forma de demonstrar respeito e carinho com os noivos.
3- Não cumprimente com beijo ou aperto de mão uma pessoa que esteja à mesa de refeições. Nestes casos, faça um cumprimento apenas verbal. Primeiro, por uma questão de higiene. E segundo, para não atrapalhar quem está comendo.
4- Ao sentarem-se, as mulheres devem sempre tentar manter uma postura reta. As pernas podem ser cruzadas ou não. Caso não as cruze, mantenha as paralelas, uma do lado da outra.
5- Há uma regra de ouro dos “cinco nãos”: não apontar, não bocejar, não coçar, não cutucar e não espreguiçar. E vale para todos os convidados do casamento, sejam homens ou mulheres.
6- Não devore os pratos do Buffet ou a bandeja de salgadinhos! Não importa o tamanho de sua fome ou há quanto tempo você está sem comer. Faça pratos pequenos (e repita se for o caso) e nada de encher a mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo.
7- Não exagere na bebida. Um pouco é gostoso e divertido, mas o álcool em excesso nos faz perder a noção (e junto com a noção, vai-se embora a elegância). Não adianta nada chegar à festa de casamento toda linda e maquiada e ir embora toda descabelada e descalça. Mantenha a linha, sempre.
8- Não leve pra casa os detalhes da festa. Arranjos da mesa, porta-guardanapos, enfeites da mesa de docinhos e os próprios docinhos do casamento: por mais bonitos que sejam, eles não são seus. Além disso, pode ser um desrespeito com os noivos. Já pensou se eles tiverem de arcar com o prejuízo dos itens que foram saqueados?
9- Cumprimente os noivos durante a festa de casamento, agradeça-os pelo convite e deseje felicidades à nova vida. Isso chega a ser uma obrigação dos convidados do casamento! Caso queira ir embora cedo da festa, nada de planejar a famosa “saída à francesa”. Até é permitida, desde que você já tenha cumprimen tado os noivos antes. Caso contrário, procure-os antes de ir.                                      10- Se o convite de casamento foi feito apenas para você e seu companheiro, entenda que os noivos estão esperando apenas duas pessoas para a festa. Levar pessoas a mais que não foram convidadas (a prima, o amigo, a irmã…) é indelicado e ainda prejudica a organização do buffet, que está preparado para um número certo de convidados.

Anúncios

7 Respostas to “Dicas de etiqueta para casamentos”

  1. karen outubro 25, 2011 às 11:23 am #

    uauuuuuuuuuuu
    super interessante o post
    adoreiiii
    vou salvar aqui no meu comp.
    beijoss
    ótimo dia!!
    http://www.blogdakaren.com

  2. Carol Veronese outubro 25, 2011 às 12:02 pm #

    Vou reler o post quando chegar minha vez 🙂

    Beijos,
    Carol
    http://retratoseretalhos.com.br

  3. Tati Canto outubro 25, 2011 às 3:13 pm #

    Muito boas dicas!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.com
    @loveshoesblog

  4. Paixão outubro 25, 2011 às 3:49 pm #

    Paulinha dah uma olhada nesse site aqui:
    http://casarei.net/
    tem otimas fotos dicas pra tudo sair perfeito é de babar
    bjim Paixão

    • Paula T. outubro 25, 2011 às 5:50 pm #

      Se acha que eu nao olho esse site toda semanaa??? hahahahaahha ADORO!
      vlw Paixãoooo

      • paixao outubro 26, 2011 às 5:20 pm #

        eu fico babando tbmmm adoroooo

  5. Diego outubro 25, 2011 às 10:38 pm #

    Agora fico mais tranquilo .. ja sei tudo o que fazer .. no dia amor… relaxa ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: